O QUE Ã MARKETING DE GUERRILHA?
Uma boa ideia, pode fazer realmente a diferença. As Agências de comunicação atualizadas e que pretendem ser eficientes não respondem simplesmente aos briefings, devem surpreender nas propostas. O mercado exige que se criem ideias ousadas, inovadoras, que se utilize meios inusitados, dando visibilidade à s marcas, proporcionando um maior engagement do público, gerando notoriedade e vendas.O conceito do marketing de guerrilha surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, em resposta à crescente ineficácia da publicidade convencional pela sua saturação, possibilitando grandes resultados com menores investimentos.Tem na sua génese o conceito militar de como um pequeno grupo de guerrilheiros, com poucos recursos, através da estratégia e criatividade, pode fazer face a um exército organizado e bem preparado. No inÃcio era utilizado apenas por marcas de pequena dimensão, mas case studies de sucesso fizeram com que grandes e respeitadas marcas fossem obrigadas a considerar a guerrilha nos seus planos de comunicação.Hoje é um fenómeno mundial, prática latamente difundida (são disso exemplo os flashmobes) e utilizada por marcas mundialmente conhecidas, como a Coca-cola.
Desenvolvem-se estratégias criativas, com budgets reduzidos, que resultam em acções de rápida implantação e de forte impacto. Estas ações geram assunto de forma relevante e as pessoas, com a contribuição do digital e social media, partilham e divulgam-nas.Ambient marketing - Aproveita todas as superfÃcies disponÃveis do meio ambiente para colocar mensagens que provoquem o envolvimento do cliente. à uma variante guerrilha da publicidade exterior tradicional, em que se colocam as mensagens em locais incomuns no ambiente social dos alvos de comunicação. Surpreende-se os consumidores e chama-se a sua atenção para as mensagens publicitárias.Sensation marketing - Surpreende as pessoas em locais públicos com ações que vão para além daquilo a que se sentem habituadas. Envolve-se o público em acontecimentos incomuns e repletos de espetacularidade no intuito de direcionar a sua atenção para a mensagem publicitária que se pretende transmitir.Viral marketing - Cria conceitos com o objetivo de difundir mensagens publicitárias como um vÃrus, entre os consumidores e potencias clientes, sem necessitar de um grande orçamento. Influencia-se os consumidores a comprar produtos ou serviços, pois a tendência é que a mensagem seja vista como mais credÃvel, devido a ser comunicada por um amigo ou conhecido e não por uma marca desconhecida. Ambush marketing - Promove as marcas em eventos mesmo não sendo um patrocinador, obtendo benefÃcios comerciais em associar-se, a um custo reduzido, a esses eventos. Verdadeiramente engenhoso!