Allrice - Concurso Unilever
A sustentabilidade alimentar e ambiental à escala global projeta num horizonte
próximo a necessidade de diversificar as fontes de proteÃna e nutrientes. Este
desafio que se coloca à Humanidade, põe à prova a capacidade de inovação
dos gigantes mundiais da indústria alimentar. A UNILEVER teve a audácia de
propor as algas como produto de consumo alimentar em vasta escala, pela sua
riqueza proteica e nutricional. Não obstante, o consumo de algas encontra-se
pouco disseminado nos hábitos gastronómicos da maioria da população mundial. à exceção de um reduzido número de paÃses orientais, raros são os
povos onde o consumo de algas se encontra culturalmente enraizado.
Encontrar uma estratégia de marketing capaz de promover o consumo alimentar de algas à escala global foi o mote do concurso lançado pela UNILEVER
a especialistas de todo o mundo.
A LIONSOUT concorreu e apresentou um projeto vencedor! Movidos por preocupações ambientais e humanitárias, encontramos o produto certo. A nossa
primeira questão: qual o bem alimentar mais consumido pela população
mundial? A resposta imediata: o arroz. Seria tecnicamente possÃvel produzir
um arroz de algas, garantindo a sua conservação por longos perÃodos e
condições ambientais extremas? Sim, conferindo a conformação de arroz a
algas desidratadas. Solução que apresenta a vantagem de facilitar o transporte pela minimização das dimensões do produto final.
Esta ideia acendeu uma chama de felicidade quando compreendemos o seu
enorme potencial de utilização no combate à fome e à desnutrição, no quadro
de campanhas de ajuda humanitária às populações afetadas por desastres
naturais, conflitos armados ou crises agrÃcolas prolongadas. Inspirados por
este desÃgnio, propusemos a diversificação das caracterÃsticas das embalagens. Sim, desenvolvemos um packaging direcionado para a distribuição a
retalho, destinado ao consumidor doméstico, à s famÃlias, mas também defendemos a produção em simultâneo de embalagens de grandes dimensões,
sacos de 50 kg, com tecidos de cores vibrantes, que pudessem ser reaproveitados pelas populações carenciadas para a confeção de vestuário elementar.
Não estamos apenas orgulhosos por termos sido distinguidos por um prémio
atribuÃdo pela UNILEVER... estamos orgulhosos porque acreditamos verdadeiramente na força deste projeto, que desenvolvemos em todas as suas
componentes: estratégia, produto, naming, logótipo e packaging. Não são
muitas as oportunidades de contribuir para um mundo melhor com ideias revolucionárias. Obrigada UNILEVER!
Esperamos ansiosamente ver o ALLRICE nascer, atualmente em fase de
análise e estudo pela UNILEVER.