Portefólio

Allrice - Concurso Unilever

A sustentabilidade alimentar e ambiental à escala global projeta num horizonte próximo a necessidade de diversificar as fontes de proteína e nutrientes. Este desafio que se coloca à Humanidade, põe à prova a capacidade de inovação dos gigantes mundiais da indústria alimentar. A UNILEVER teve a audácia de propor as algas como produto de consumo alimentar em vasta escala, pela sua riqueza proteica e nutricional. Não obstante, o consumo de algas encontra-se pouco disseminado nos hábitos gastronómicos da maioria da população mundial. À exceção de um reduzido número de países orientais, raros são os povos onde o consumo de algas se encontra culturalmente enraizado. Encontrar uma estratégia de marketing capaz de promover o consumo alimentar de algas à escala global foi o mote do concurso lançado pela UNILEVER a especialistas de todo o mundo.
A LIONSOUT concorreu e apresentou um projeto vencedor! Movidos por preocupações ambientais e humanitárias, encontramos o produto certo. A nossa primeira questão: qual o bem alimentar mais consumido pela população mundial? A resposta imediata: o arroz. Seria tecnicamente possível produzir um arroz de algas, garantindo a sua conservação por longos períodos e condições ambientais extremas? Sim, conferindo a conformação de arroz a algas desidratadas. Solução que apresenta a vantagem de facilitar o transporte pela minimização das dimensões do produto final. Esta ideia acendeu uma chama de felicidade quando compreendemos o seu enorme potencial de utilização no combate à fome e à desnutrição, no quadro de campanhas de ajuda humanitária às populações afetadas por desastres naturais, conflitos armados ou crises agrícolas prolongadas. Inspirados por este desígnio, propusemos a diversificação das características das embalagens. Sim, desenvolvemos um packaging direcionado para a distribuição a retalho, destinado ao consumidor doméstico, às famílias, mas também defendemos a produção em simultâneo de embalagens de grandes dimensões, sacos de 50 kg, com tecidos de cores vibrantes, que pudessem ser reaproveitados pelas populações carenciadas para a confeção de vestuário elementar. Não estamos apenas orgulhosos por termos sido distinguidos por um prémio atribuído pela UNILEVER... estamos orgulhosos porque acreditamos verdadeiramente na força deste projeto, que desenvolvemos em todas as suas componentes: estratégia, produto, naming, logótipo e packaging. Não são muitas as oportunidades de contribuir para um mundo melhor com ideias revolucionárias. Obrigada UNILEVER! Esperamos ansiosamente ver o ALLRICE nascer, atualmente em fase de análise e estudo pela UNILEVER. 

  • Cliente: Unilever: Allrice
  • Categorias Estratégia; Design; Copywriting; Naming;

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